A primeira vez que ouvi falar dos 12 arquétipos de marca eu fiquei encantada e curiosa. Eles explicavam porque nos conectamos imediatamente com algumas marcas enquanto outras não nos chamam a menor atenção.  


Resolvi estudar mais a fundo e descobri uma coisa interessante: apesar de serem muito usados para marcas, os arquétipos são um estudo pra vida.


Percebi que iniciar o estudo dos arquétipos pela sua aplicação em marcas é uma maneira muito equivocada de entender o real benefício deles e que a forma como aplicam arquétipos em marcas pessoais pode trazer muita confusão e, por isso, eles ganharam má fama.


Mas afinal, o que são arquétipos?

Os arquétipos são padrões universais presentes na construção de narrativas em diferentes culturas e épocas ao redor do mundo. Esse conceito foi criado por Jung, o pai da psicologia analítica. Eles representam personagens, símbolos, situações e temas recorrentes ao longo da história e que possuem um significado profundo e atemporal.  Os arquétipos são facilmente reconhecidos pelo público e ajudam a criar identificação e conexão emocional com os personagens. Eles transmitem valores e ensinamentos, compondo uma ferramenta poderosa na construção de histórias memoráveis e impactantes.


Posteriormente, Carol Pearson descreveu o modelo de 12 arquétipos com o intuito de ajudar as pessoas a compreender o mundo a sua volta e as histórias que vivem.

No contexto de marcas, eles ajudam a dar alma à sua marca — tornando sua comunicação mais consistente, reconhecível e emocionalmente conectada.


Alguns exemplos famosos:

Maga: intuitiva, misteriosa, visionária

Exploradora: livre, aventureira, busca o novo

Cuidadora: acolhedora, empática, protetora

Rebelde: questionadora, ousada, disruptiva

Criadora: imaginativa, estética, original


Cada arquétipo tem um tom de voz, uma linguagem, uma imagem, uma estética e um propósito. E quando você identifica o seu (ou os seus), tudo começa a fazer sentido.


Por que usar arquétipos na sua marca?


  • Facilitam decisões visuais e de comunicação
  • Tornam sua marca mais coerente e memorável
  • Criam conexão emocional com o público certo
  • Diferenciam você num mercado saturado


Quando bem utilizados, os arquétipos não te limitam. Eles te organizam, te alinham e te ajudam a se expressar com potência.


Quer descobrir os arquétipos que traduzem sua energia de forma autêntica e usar isso na construção da sua estética de marca?


Faça a análise arquetípica no link a seguir, receba os resultados gratuitamente e se quiser aprofundar o conhecimento contrate a consultoria individual.

IMPORTANTE: o resultado não é imediato, eu analiso cada resultado um a um.